sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O JUSTIFICADO



 “Lucas 18:9,10 - E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano”

Uma parábola sobre a oração. As duas orações refletem dois tipos de personagem. O fariseu era um homem piedoso, que vivia uma vida honesta e justa. Ele fazia até mais do que a lei exigia. Jejuava duas vezes por semana – as segundas e quintas -, embora a lei exigisse ao povo jejuar duas vezes por semana, no dia da Expiação. Ele dizimava sobre todos os seus rendimentos, e não apenas sobre as porções exigidas.

O fariseu orou assim:

“Lucas 18:11,12 - O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano; Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo."

O tom da oração revela o problema do fariseu. Ele usa a primeira pessoa do singular cinco vezes nesses dois versículos, ou seja, ele elogiava a si mesmo por sua bondade, piedade, sua oração só falava do “eu”, desprezando seu vizinho, e insinuava que Deus deve sentir-se grato por causa do seu comprometimento.

Já o publicano:

“Lucas 18:13 - O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador!”

Jesus nos mostra a grande diferença de um para o outro. O publicano não ousava sequer levantar os olhos, e muito menos as mãos para Deus em sua oração, mas simplesmente se derramou na confissão de seus pecados e apelou pela misericórdia de Deus. O homem precisa ter a consciência de que apenas a misericórdia e a graça de Deus, e não as obras realizadas podem libertá-lo.

“Lucas 18:14 - Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.”

O veredicto de Jesus foi que ele foi para casa justificado, isto é, aceito por Deus e o fariseu não. Deus esta sempre pronto para receber os injustos quando estes apelam a Ele, mas fecha seus ouvidos àqueles cujo o orgulho por suas práticas religiosas e boas obras fazem com que se sintam auto-suficientes.


Referencias Bibliográficas.

FRANCE, R.T. Comentário Bíblico. Vida Nova. São Paulo, SP. 2° edição, 2012.

RANDMACHER, EARL D. O Novo Comentário Bíblico. Central Gospel. Rio de Janeiro, RJ. 2° edição, 2010.

ACF. Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original. Sociedade Biblica Trinitariana do Brasil. São Paulo,SP. 

Jose Eduardo Purcino


Nenhum comentário:

Postar um comentário