sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

ORAÇÃO DE PAULO PELOS FILIPENSES

(Filipenses 1:8-11).
8.Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo. 9.E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, 10.Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; 11.Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Há muito que aprendermos com as orações do apostolo Paulo (Efésios 1.17-23; 3.14-21 Cl 1.9-12). Com base no que ele pede, os cristãos de Filipos e também nós, podiam aprender o que de melhor haviam de pedir para si. Notamos que as bençãos pedidas são AMOR, DISCERNIMENTO, PUREZA DE VIDA E INTEGRIDADE.
No verso 8 Paulo enfatiza a verdade do que diz escrevendo: "Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho..." Adicionalmente, ele não fala de seu próprio amor, mas da “...entranhável afeição de Jesus Cristo , ou seja, com profundo e intimo amor de Jesus Cristo que nele opera.

Eles conhecem o amor de Deus por eles e neles, mas Paulo ora para que o amor deles cresça mais v9. E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais...” O verdadeiro amor requer crescimento e maturidade e não ser mais que um entusiasmo cego. Ele precisa ser guiado e crescer mais e mais em v9b...ciência e em todo o conhecimento, pois é assim que o amor cresce, a palavra grega traduzida como conhecimento significa entendimento moral ou ético fundamentado no intelecto e nos sentidos. O termo indica percepção ou visão de situações sociais, ou seja, sensibilidade para as verdades de Deus e as necessidades dos outros (o seu próximo). O amor Cristão não é um mero sentimento; esta arraigada no conhecimento e no entendimento. (Cl 1.9).

Esse conhecimento é necessário; Paulo afirma “v.10. Para que aproveis as coisas excelentes...”, os cristãos devem aprovar (e praticar) o que é moral e eticamente superior. A sabedoria verdadeira não é apenas uma questão intelectual, mas tem conseqüências na vida e no caráter. O nosso ideal, o objetivo da nossa vida cristã, deve ser “v10b ...para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo”. O primeiro dos dois adjetivos utilizados por Paulo é o termo sinceros, cujo significado literal é “julgados pela luz do sol”, ou seja, no passado, os negociantes de metais preciosos costumavam promover sua mercadoria afirmando que ela era “sincera”, isto é, “sem cera ou enchimento”. Era muito comuns os artífices desonestos encobrirem as falhas de um produto aplicando-lhe uma cera da mesma cor, que lhe dava a aparência de acabamento perfeito e a luz do sol derretia a cera e com isso aparecia as falhas. Então notamos que não significa esforçar-se com honestidade; mas sugere “pureza” ou “um caráter transparente” enquanto o segundo significa “sem escândalos” é não induzirmos os outros a pecarem por causa de nossa conduta pessoal. Isso é de extrema importância porque o alvo que o cristão tem à sua frente é o Dia de Cristo, no qual ele se colocara diante do Salvador para ser avaliado. Essa possibilidade regozijadora, porem séria, deveria motivar-nos a purificar nossa vida.

A vida cristã deve ser útil não apenas em ações, mas também em caráter “v11 Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus O termo justiça descreve a fonte ou a natureza dos frutos: O COMPORTAMENTO. Crescer em amor e buscar uma vida sábia e pura, que transborde justiça no qual o meio para alcançarmos isso é o Senhor Jesus Cristo ressurreto, em união com Ele e assim resultem para gloria e louvor de Deus.



Referencias Bibliográficas

FRANCE, R.T. Comentário Bíblico. Vida Nova. São Paulo, SP. 2° edição, 2012.

RANDMACHER, EARL D. O Novo Comentário Bíblico. Central Gospel. Rio de Janeiro, RJ. 2° edição, 2010.

KENNETH, I.I Bíblia de Estudo NVI. Vida Nova. São Paulo, SP. 2000.

BALACIN, MARTINS. Bíblia de Jerusalém. Paulus. São Paulo, SP.


Autor: Jose Eduardo Purcino

Nenhum comentário:

Postar um comentário