quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A Cidade abençoada

Livro de Jonas (hebraico: Sefer Yonah) é um livro na Bíblia hebraica . Ele conta a história de um profeta hebreu chamado Jonas ben Amitai que é enviado por Deus para profetizar a destruição de Nínive , mas tenta escapar da missão divina.  Situado no reinado de Jeroboão II (786-746 aC), foi provavelmente escrita no período pós-exílico, em algum momento entre o final de quinta e início do século IV aC.  A história tem uma história interessante interpretativa e tornou-se conhecido através de histórias infantis populares. 
 No Judaísmo é a Haftarah para a tarde do Yom Kippur , devido à sua história de disposição de Deus de perdoar aqueles que se arrependem. Este livro chamou-me muita atenção. Vimos uma cidade de grande porte, portuária que ligava o Ocidente com o Oriente por volta de 100 a 150 mil habitantes cerca de três vezes mais o número da Babilônia. Julgamos uma cidade perdida em seu pecado, pecado que Deus abominava. Mas o Criador tinha já um plano traçado sobre aquela cidade sobre os ombros de um homem...Jonas. 
 Na verdade e o que mais preocupava Deus não era a salvação daquela cidade mas sim do profeta Jonas. Deus usou aquela cidade para salvar o homem de Deus. Porque a palavra já estava liberada para aquela cidade.Verdade nisso que quando Jonas se voltou e levou a palavra de arrependimento, a cidade foi salva pela sua palavra proferida. E Jonas já conhecia ao Senhor e por um momento estava longe Dele.
A pergunta seria: Em que lugar estamos?
Sendo incrédulo e rejeitando á ordem de Deus?
Dentro do peixe?
ou obedecendo a Palavra do Senhor não importando mesmo parecendo que é impossível?

Autor: Carlos Eduardo Marengo

2 comentários:

  1. Benção quero estar sempre obedecendo a Palavra do Senhor não importando nada, mesmo parecendo que é impossível. DEUS É FIEL

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa Mensagem...Deus fala conosco no mesmo texto de várias maneiras!!!

    ResponderExcluir