sábado, 31 de março de 2012

Evangelhos e Atos

Ola pessoal estaremos iniciando um estudo sobre Evangelhos e Atos, estarei postando cada dia uma parte dos estudos que serão de muita edificação e conhecimento da palavra de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Começaremos por Marcos, Mateus, Lucas e João e por fim Atos dos Apóstolos.

EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MARCOS
INTRODUÇÃO
Evangelho de Marcos
Dos quatro livros do Novo Testamento que são denominados "Evangelhos", é aceito, pela maior parte dos estudiosos, que o segundo da ordem é, na realidade, o mais antigo. É o bastante aqui apresentar os detalhes simples deste raciocínio. Numa comparação com os outros dois Sinópticos (Mateus e Lucas), constata-se que cerca de 90% de Marcos é reproduzido em Mateus e Lucas. Apenas cerca de trinta, dos 661 versículos de Marcos, não aparecem em Mateus ou Lucas. Alguns destes versículos são idênticos quanto ao vocabulário e ordem de palavras. Tanto Mateus como Lucas concordam com a ordem cronológica de Marcos; quando Mateus discorda, Lucas concorda, e vice-versa; ambos muito raramente discordam juntos. Também o grego segundo Marcião não é polido e sua sintaxe é ruim; a linguagem de Mateus e Lucas é muito melhor.

AUTORIA

Assim como os outros 3 evangelhos, Marcos é anônimo. No início do segundo século, o segundo evangelho do cânon foi atribuído ao "João chamado Marcos", o filho da Maria para cuja casa Pedro fugiu depois de escapar da prisão (At. 12:12); o mesmo Marcos que Paulo e Barnabé levaram com eles, na chamada Primeira Viagem Missionária (At. 12:25). Ele era primo de Barnabé (Col. 4:10). Marcos deixou Paulo e Barnabé em Perge (At. 13:13), para retornar a Jerusalém. No início da segunda viagem, Barnabé quis levar Marcos outra vez, mas Paulo recusou-se (At. 15:37). Como resultado, Paulo e Barnabé separaram-se, João Marcos indo com Barna¬bé para Chipre (At. 15:39). Em alguma ocasião, mais tarde, Marcos é encontrado estando com Paulo, quando este escrevia à igreja colossense (Col. 4:10,11) e a Epístola a Filemom (24). Em II Timóteo 4:11, Paulo pede a Timóteo para ir a Roma e levar João Marcos. Em I Pedro 5:12,13, Marcos está presente, com Pedro, em Babilônia, juntamente com Silvano (Silas), outro ex-companheiro de Paulo.                                                                                                             Fonte:IBAD


Nenhum comentário:

Postar um comentário