segunda-feira, 9 de abril de 2012

Evangelho de Mateus

Ola pessoal estaremos iniciando um estudo sobre Evangelhos de Mateus, estarei postando cada dia uma parte dos estudos que serão de muita edificação e conhecimento da palavra de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Começamos por Marcos, e agora Mateus; proximos Lucas e João e por fim Atos dos Apóstolos.        
                        
                         EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MATEUS
 
INTRODUÇÃO
O  lugar  e  influência desse  Evangelho  na  igreja  primitiva  são,  provavelmente, devidos  à  sua  natureza  didática  e  apologética.  O  estilo  claro  e  explanativo  do  autor  é facilmente  adaptado para  leitura  pública  e,  por  esta  razão,  provavelmente,  logo  teve aceitação nas igrejas primitivas. O Evangelho de Mateus é claramente o mais "judaico" dos  quatro  e  é  melhor  entendido  como  tendo  sido  escrito  para  cristãos  de  fala  grega, cuja maioria era de origem judaica. O autor supõe que o leitor esteja familiarizado com o Velho Testamento e as várias seitas da Palestina naquela época. 
Mateus,  em  muitos  aspectos, é  uma  ponte  entre  o  Velho  Testamento  e  o  Novo Testamento.  Há  mais  de  cem  citações  do  Velho  Testamento.  Este  livro  parece  efetuar uma transição, da expectação judaica de um messias político, para um cumprimento de todas as profecias messiânicas em Jesus de Nazaré. O tema deste Evangelho é "o Reino do Céu", e o próprio Jesus é verdadeiramente o Rei real.  

                                                          AUTORIA
Em  comum  com  os  outros  três  Evangelhos,  este  livro  é  anônimo.  Entretanto,  o nome  do  apóstolo  Mateus  (Mt  9.9  e  Mt  10.3)  se  associa  com  ele  desde  o  século  II. Existem  na  História  Eclesiástica,  de  Eusébio,  escrita  cedo,  no  século  IV,  citações  de Papias,  bispo  no  século  II  (3.39),  de  Irineu,  bispo  de  Leão,  no  século  II  (5.8,2)  e  de Orígenes,  grande  teólogo  do  século  III  (6.25).  Todos  estes  concordam  em  afirmar  que este  Evangelho  foi  escrito  por  Mateus,  para  cristãos  hebreus,  na  língua  hebraica.  Sem dúvida,  estes  escritores  queriam  dizer  aramaico.  Eusébio  acrescenta  o  testemunho  da sua  corroboração  duas  vezes  em  seu  livro  histórico  (3.24,6  e  5.10,3).  Apesar  de  tantas evidências  dum  original  aramaico,  dele  não  existe  o  menor  vestígio.  As  primeiras
citações  do  Evangelho  são  em  grego  e  não  há  qualquer  teólogo  em  nossos  dias  que duvide  de  que  o  Evangelho,  escrito  no  grego  de  sua  forma  atual,  existisse  na  segunda parte  do  primeiro  século.  Embora  não  levando  o  nome  do  autor,  o  Evangelho  fornece pelo  menos  uma  evidência  interna  que  confirma  sua  autoria  tradicional.  A  história  da chamada  de  Mateus,  em  Mt  9.9,  é  seguida  da  narrativa  de  uma  refeição  a  qual  Jesus compareceu  em  companhia  de  publicanos  e  pecadores  (Mt  9.10  e  segs.).  O  trecho começa  com  as  palavras kai  egeneto  autou  anakeimenou  en  te(i)  oikia(i) (Mt  9.10). Visto que as últimas três palavras significam "em casa", o trecho sugere que a refeição fosse  oferecida  na  casa  de  Jesus.  Entretanto,  o  trecho  paralelo  em  Mc  2.15  indica claramente  que  a  festa teve  lugar  na  casa  de  Levi,  isto  é,  Mateus.  O  texto  em  Marcos reza assim: en te(i) oikia(i) autou, na casa dele. O sentido alternativo de Mt 9.10 é que "em  casa"  quer  dizer  "na  minha  casa",  isto  é,  na  do  autor,  e  isto  concorda  plenamente com  Marcos  e  com os  fatos  apresentados  por  ambos  os  evangelistas.  Esta  frase  serve, então, para identificar o autor. 
 
                                                        LOCAL E DATA DA ESCRITA 
A  natureza  judaica  do  primeiro  evangelho  sugere  que  o  mesmo  foi  escrito  na Palestina ou na Síria, particularmente em Antioquia, para onde haviam imigrado muitos dos  originais  discípulos  habitantes  da  Palestina  (vide  Atos  1  1:19,27).  A  notável preocupação  pelos  gentios  talvez  faça  o  prato  da  balança  inclinar-se  em  favor  de Antioquia, a cidade onde estava a igreja local que enviou a Paulo em suas missões aos gentios.  Em  harmonia  com  isso  temos  de  considerar  o  fato  que  o  mais  antigo
testemunho acerca do conhecimento da existência do evangelho de Mateus nos chega do antigo  bispo  da  igreja  de  Antioquia,  Inácio  (primeiro  quartel  do  segundo  século: Epístola aos Esmirneanos 1:1; Epístola a Policarpo 1:2,3).
Quanto  a  data,  seria  melhor  dizer  que  Mateus  foi  escrito  em algum  momento entre 65-75 d.C. Até que maiores informações estejam disponíveis, acerca da época da composição  do  Evangelho  de  Marcos,  este  período  está  quase  que  igualmente  perto, segundo ao que pudemos chegar, da época da composição de Mateus.

Um comentário:

  1. é isso ai Zé, levando o evangelio de todas as maneiras e em todo lugar, Muito legal, Deus continue abençõando sua vida.

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