Ola pessoal estaremos iniciando um estudo sobre Evangelhos de Mateus,
estarei postando cada dia uma parte dos estudos que serão de muita
edificação e conhecimento da palavra de nosso Senhor e Salvador Jesus
Cristo. Começamos por Marcos, e agora Mateus; proximos Lucas e João e por fim Atos dos
Apóstolos.
EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MATEUS
INTRODUÇÃO
O lugar e influência desse Evangelho na igreja primitiva são, provavelmente, devidos à sua natureza didática e apologética. O estilo claro e explanativo do autor é facilmente adaptado para leitura pública e, por esta razão, provavelmente, logo teve aceitação nas igrejas primitivas. O Evangelho de Mateus é claramente o mais "judaico" dos quatro e é melhor entendido como tendo sido escrito para cristãos de fala grega, cuja maioria era de origem judaica. O autor supõe que o leitor esteja familiarizado com o Velho Testamento e as várias seitas da Palestina naquela época.
Mateus, em muitos aspectos, é uma ponte entre o Velho Testamento e o Novo Testamento. Há mais de cem citações do Velho Testamento. Este livro parece efetuar uma transição, da expectação judaica de um messias político, para um cumprimento de todas as profecias messiânicas em Jesus de Nazaré. O tema deste Evangelho é "o Reino do Céu", e o próprio Jesus é verdadeiramente o Rei real.
INTRODUÇÃO
O lugar e influência desse Evangelho na igreja primitiva são, provavelmente, devidos à sua natureza didática e apologética. O estilo claro e explanativo do autor é facilmente adaptado para leitura pública e, por esta razão, provavelmente, logo teve aceitação nas igrejas primitivas. O Evangelho de Mateus é claramente o mais "judaico" dos quatro e é melhor entendido como tendo sido escrito para cristãos de fala grega, cuja maioria era de origem judaica. O autor supõe que o leitor esteja familiarizado com o Velho Testamento e as várias seitas da Palestina naquela época.
Mateus, em muitos aspectos, é uma ponte entre o Velho Testamento e o Novo Testamento. Há mais de cem citações do Velho Testamento. Este livro parece efetuar uma transição, da expectação judaica de um messias político, para um cumprimento de todas as profecias messiânicas em Jesus de Nazaré. O tema deste Evangelho é "o Reino do Céu", e o próprio Jesus é verdadeiramente o Rei real.
AUTORIA
Em comum com os outros três Evangelhos, este livro é anônimo. Entretanto, o nome do apóstolo Mateus (Mt 9.9 e Mt 10.3) se associa com ele desde o século II. Existem na História Eclesiástica, de Eusébio, escrita cedo, no século IV, citações de Papias, bispo no século II (3.39), de Irineu, bispo de Leão, no século II (5.8,2) e de Orígenes, grande teólogo do século III (6.25). Todos estes concordam em afirmar que este Evangelho foi escrito por Mateus, para cristãos hebreus, na língua hebraica. Sem dúvida, estes escritores queriam dizer aramaico. Eusébio acrescenta o testemunho da sua corroboração duas vezes em seu livro histórico (3.24,6 e 5.10,3). Apesar de tantas evidências dum original aramaico, dele não existe o menor vestígio. As primeiras
citações do Evangelho são em grego e não há qualquer teólogo em nossos dias que duvide de que o Evangelho, escrito no grego de sua forma atual, existisse na segunda parte do primeiro século. Embora não levando o nome do autor, o Evangelho fornece pelo menos uma evidência interna que confirma sua autoria tradicional. A história da chamada de Mateus, em Mt 9.9, é seguida da narrativa de uma refeição a qual Jesus compareceu em companhia de publicanos e pecadores (Mt 9.10 e segs.). O trecho começa com as palavras kai egeneto autou anakeimenou en te(i) oikia(i) (Mt 9.10). Visto que as últimas três palavras significam "em casa", o trecho sugere que a refeição fosse oferecida na casa de Jesus. Entretanto, o trecho paralelo em Mc 2.15 indica claramente que a festa teve lugar na casa de Levi, isto é, Mateus. O texto em Marcos reza assim: en te(i) oikia(i) autou, na casa dele. O sentido alternativo de Mt 9.10 é que "em casa" quer dizer "na minha casa", isto é, na do autor, e isto concorda plenamente com Marcos e com os fatos apresentados por ambos os evangelistas. Esta frase serve, então, para identificar o autor.
LOCAL E DATA DA ESCRITA
A natureza judaica do primeiro evangelho sugere que o mesmo foi escrito na Palestina ou na Síria, particularmente em Antioquia, para onde haviam imigrado muitos dos originais discípulos habitantes da Palestina (vide Atos 1 1:19,27). A notável preocupação pelos gentios talvez faça o prato da balança inclinar-se em favor de Antioquia, a cidade onde estava a igreja local que enviou a Paulo em suas missões aos gentios. Em harmonia com isso temos de considerar o fato que o mais antigo
testemunho acerca do conhecimento da existência do evangelho de Mateus nos chega do antigo bispo da igreja de Antioquia, Inácio (primeiro quartel do segundo século: Epístola aos Esmirneanos 1:1; Epístola a Policarpo 1:2,3).
Quanto a data, seria melhor dizer que Mateus foi escrito em algum momento entre 65-75 d.C. Até que maiores informações estejam disponíveis, acerca da época da composição do Evangelho de Marcos, este período está quase que igualmente perto, segundo ao que pudemos chegar, da época da composição de Mateus.
A natureza judaica do primeiro evangelho sugere que o mesmo foi escrito na Palestina ou na Síria, particularmente em Antioquia, para onde haviam imigrado muitos dos originais discípulos habitantes da Palestina (vide Atos 1 1:19,27). A notável preocupação pelos gentios talvez faça o prato da balança inclinar-se em favor de Antioquia, a cidade onde estava a igreja local que enviou a Paulo em suas missões aos gentios. Em harmonia com isso temos de considerar o fato que o mais antigo
testemunho acerca do conhecimento da existência do evangelho de Mateus nos chega do antigo bispo da igreja de Antioquia, Inácio (primeiro quartel do segundo século: Epístola aos Esmirneanos 1:1; Epístola a Policarpo 1:2,3).
Quanto a data, seria melhor dizer que Mateus foi escrito em algum momento entre 65-75 d.C. Até que maiores informações estejam disponíveis, acerca da época da composição do Evangelho de Marcos, este período está quase que igualmente perto, segundo ao que pudemos chegar, da época da composição de Mateus.
é isso ai Zé, levando o evangelio de todas as maneiras e em todo lugar, Muito legal, Deus continue abençõando sua vida.
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