domingo, 16 de dezembro de 2012

NOSSA VERDADEIRA GRATIDÃO A DEUS CONSISTE EM FAZER TUA VONTADE

A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que prestou um benefício, um auxilio, um favor etc. Demonstramos nossa gratidão a Deus por tudo o que ele nos dá e nos faz, através de palavras em nossa oração de continua ação de graças. É necessário começar e terminar nosso dia agradecendo a Deus por tudo o que nos acontece de bom e de ruim, porque esta é a sua vontade.
Mas a nossa verdadeira gratidão a Deus consiste em fazer somente o que lhe agrada, cumprindo com fidelidade em nossa vida a sua santa vontade. Em termos humanos quando somos agraciados com algum favor, auxilio ou benefício procuramos agradecer fazendo aquilo que agrada o nosso doador. Com Deus também é assim, embora ele não precisa e nem conta com nossa gratidão, espera que nosso agradecimento seja mais que palavras, mas obediência incondicional a sua vontade, ou seja,

temos que buscar e sua palavra porque é La que ela se revela:

II Timóteo 3:16,17 - Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

R: Ela nos ensina, repreende, corrige e instrui para a justiça, ou seja, nos prepara para sua obra, sua vontade aqui na terra.

Nossa atitude depois que aprendemos que a palavra de Deus revela a sua vontade para nós, deve ser como o Salmista fez.

Salmo 119:47 - Tenho prazer nos teus mandamentos; eu os amo.

R: Temos assim, como o salmista, ter prazer na palavra de nosso Deus e amar essa verdade. Nós só demonstramos amor a sua palavra praticando suas verdades e só praticaremos as suas verdades e vontade quando estudarmos ela, buscarmos o seu entendimento de sua vontade.

Salmo 119:127, 128 - Eu amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro. Por isso considero justos os teus preceitos e odeio todo caminho de falsidade.
R: Nossa atitude assim como o do salmista é de amar a Palavra de Deus mais que qualquer coisa valiosa da terra e odiar o caminha da falsidade, ou seja, da mentira.
Não basta ter boas intenções para agradar a Deus; é preciso saber se as nossas boas intenções encontram respaldo em Sua Palavra.

   - Provérbios 16:25 Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os  caminhos da morte.
   - Provérbios 21:2 Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações.

II Timóteo 2:15 - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
R:Apresentar-se aprovado é estar segundo o coração de Deus. E a há 2 exigências que o Apostolo Paulo deixa na carta de 2 Timóteo:

- Não envergonharmos e manejar bem a palavra da verdade.
Manejar = que corta em linha reta, ou seja, Paulo nos mostra que temos que fazer o possível para saber utilizar a verdade de Deus (sua palavra) com toda exatidão, em linha reta, não para direita e nem pra esquerda, mas na retidão de sua palavra. Tg 3:1 – nós receberemos mais duro juízo.

TEXTO BASE: Romanos 12:2 - E não Se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

- não se amoldem ao padrão desse mundo: com todo o seu mal e sua corrupção, MENTIRA, FALTA DE AMOR AO PRÓXIMO, ROUBAR, MATAR, DESOBEDIÊNCIA ETC...

- mas transformem-se pela renovação da sua mente: transformar nosso pensamento e a vontade em relação ao nosso velho homem. Não se valendo de nossas vontades próprias, mas vivenda a vontade de Deus em gratidão a Ele.

Só assim vamos experimentar e comprovar: A BOA – AGRADÁVEL – PERFEITA VONTADE DE DEUS.

   1) Como essa verdade nos motiva a viver uma vida de obediência a vontade dele?
R: A BOA – Excelente, Honrável, Agradável, Amável, Algo que nos traz alegria ou felicidade.
AGRADÁVEL – Prazeroso, Aprovado, ou Aceitável.

PERFEITA – Completo, Não apresenta falta em nada.

   2)   Qual deve ser a nossa resposta a boa, agradável  e perfeita vontade de Deus?
a.   Orar a vontade de Deus.
Mateus 6:9,10 - Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
b.   Fazer a vontade de Deus.
Salmos 40:8 - Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.

Efésios 6:6 - Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
c.    Imitar a Cristo nosso maior exemplo de obediência a Deus.
João 4:32,34 - Ele, porém, lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer?
Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
- Cristo priorizou a vontade do Pai.
João 5:30 - Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.
- Cristo demonstra total dependência da vontade do Pai.

CONCLUSÃO
Só podemos ser agradecidos a Deus, só teremos total gratidão por tudo o que nos acontece de bom e de ruim, quando conhecermos a sua vontade pra nossas vidas e só conheceremos a sua vontade pela sua palavra e só conheceremos a sua palavra estudando, meditando a palavra de Deus, ou seja, mostre sua gratidão a Deus fazendo a vontade dEle que esta revelado na bíblia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário