segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

JESUS O ÚNICO QUALIFICADO PARA OFERECER EXPIAÇÃO PELOS PECADOS DO MUNDO.


Deus é puro, sua santidade é tão grande que é impossível tolerar o mal, o pecado. Ele nos criou, formou para que pudéssemos nos relacionar com Ele, mas com a desobediência de Adão e Eva todos os seres humanos herdaram o pecado, todos são culpados perante Deus. Na verdade, a Bíblia descreve este desagrado em termos da “ira divina”. Embora, muitas vezes, a pregação da igreja contemporânea sugira um Deus que é obrigado a atender aos “decretos” de uma geração egoísta que só deseja bênçãos materiais, a Bíblia apresenta outra situação: um Deus Santo e justo e um homem pecador, carente da graça divina, sujeito à ira de Deus.

“João 3.36 - Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” 

Hoje pretendo falar sobre a propiciação, a saber, o aspecto da expiação que se propõe a remover a ira de Deus.

E a bíblia nos mostra que todos são culpados;

 “1 Reis 8:46a - Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque)...”

“Marcos 10:18 - E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.”

“Romanos 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” 

Sendo assim não podemos nos aproximar de Deus, a única maneira de aproximarmos de Deus é os nossos pecados serem removidos de algum modo.

“Isaías 59:2 - Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.”

“Colossenses 1;21 - Vós éreis outrora estrangeiros inimigos, pelo pensamento e pelas obras más.”


EXPIAÇÃO

A expiação é o processo ou meio empregado por Deus para remover o pecado e nos reconduzir a um relacionamento correto com Ele de novo.
No AT o meio pelo qual era possível expiar o pecado e renovar o relacionamento com Deus, era através do sacrifício de animais.
Embora o sacrifício animal fosse útil como figura preliminar, a expiação só podia ser plenamente concretizada pela morte de Cristo.

“Hebreus 9:15 – Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que Ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.”

R: Como base na morte expiatória de Cristo, essa herança veio a ser uma realidade para os chamados por Deus, ao derramar seu sangue, pagou o preço necessário para liberta-los dos pecados cometidos.

“Hebreus 10:3-4 - Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados,
Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.”

R: O animal não tem a mínima possibilidade de ser substituto completamente satisfatório do ser humano, criado à imagem de Deus.


PROPICIAÇÃO

Significa basicamente “Remoção da ira pela oferta de uma dádiva” Deus odeia o pecado e que sua ira só é desviada pela morte expiatória de Jesus. A propiciação chama-nos a atenção para a ira de Deus e a subseqüente provisão para a remoção dessa ira, pois embora Deus seja Justo e Santo é, ao mesmo tempo, Amor e Graça, o que fez com que Ele providenciasse um meio de remover a sua própria ira.
A expiação e a propiciação revela o amor de Pai e de Jesus.

“João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” 

“Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”

“Hebreus 2:9 - Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.”

E que a morte de Jesus traz perdão de pecado.

“Mateus 26:28 - Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.”

“Romanos 4:25 - O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.”

“1 Pedro 2:24 - Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário