domingo, 25 de novembro de 2012

DECISÃO - CONHECER MAIS A DEUS



A igreja atual tem perdido o senso da gloria de Deus . Podemos perceber isso em muitas mídias televisivas de um evangelho que tem tirado a responsabilidade do homem pelo seus pecados, elevando o ego, o egoísmo, e fazendo com que todos acreditem que a salvação é por merecimento.
Vidas tem sido devoradas pelo engano por não conhecer a palavra de Deus, conhecer seus atributos e mais...
Hoje falarei de um entre muitos atributos de Deus, conhecer seus atributos é conhecer mais a Deus, isso faz parte de processo de santificação.

Quais são os atributos de Deus?
São : TRINDADE, INDEPENDENCIA, ETERNIDADE IMUTABILIDADE, UNIDADE, ESPIRITUALIDADE, ONIPRESENÇA, ONISCIÊNCIA, ONIPOTENCIA, AMOR, JUSTIÇA, IRA, VONTADE E SANTIDADE.

TEXTO BASE
Jeremias (9:23,24) -  Assim diz o Senhor: ""Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado"", declara o Senhor.

Porque temos que conhecer mais sobre os atributos de Deus?
- nos tornamos mais humilde;
- nosso temosr a Deus cresce;
- nossa gratidão aumenta;
- reconhecemos nosso pecado;
- murmuramos menos e glorificamos mais a Deus.
Tudo isso nos leva a adora-lo não com o intuito de obter em troca favores ou bênçãos da parte de Deus, mas sim adora-lo por amor total e ele sem interesses.

O atributo de Deus que vou falar hoje é:

Sua sabedoria, onisciência , intelecto...

Alguns versículos que nos mostra isso em Deus

Salmos (92:5,6)  - Como são grandes as tuas obras, Senhor, como são profundos os teus propósitos!O *insensato não entende, o **tolo não vê.

*Sem juízo, ingênua.
**pessoa sem juízo.

Romanos (11:33-36) - Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão *insondáveis são os seus juízos, e **inescrutáveis os seus caminhos!"Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? ""Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? "Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.

*Que não se pode compreender
**Alem da capacidade humana de entendimento

1 – Como o intelecto, a sabedoria do homem é descrito em comparação com o de Deus?
Salmos (94:11) - O Senhor conhece os pensamentos do homem, e sabe como são fúteis.
1 Coríntios (3:20) - e também: "O Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe como são *fúteis".
*Que é desprovido de valor, de importância
.
R: O intelecto, a sabedoria do homem em comparação com o de Deus são fúteis, tanto de um sábio como os não sábios.

Isaias (55:8,9) - "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor."Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.

R: O intelecto, a sabedoria do homem em comparação com  de Deus nos mostra que nossoa pensamentos não são os de Deus, porque os pensamentos de Deus são mais altos do que o nosso.

1 Coríntios (1:20-25) - Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria;nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentiosmas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.

R: O sábio provavelmente Filósofo Gentílicos. O Erudito provavelmente Judeu mestre da lei. Questionador dessa Era provavelmente o Orador.
Todo esse sistema de intelecto e sabedoria filosóficos elaborados pelos seres humanos, acabavam sem sentido, por terem um conceito falso de Deus e de sua revelação que é Jesus Cristo. Tanto a sabedoria e o poder de Deus são encontrados em Cristo.

2 – Como vimos a sabedoria, o intelecto de Deus esta muito acima do nosso. Então como nós podemos entender (ao menos em parte) as coisas infinitas de Deus? Ou seja, Ele próprio.

a) Através do Filho de Deus que é Jesus.  João (1: 18)
        Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

R: Nem mesmo Moisés foi permitido ver a Deus, mas Cristo através de sua vinda tornou-se Deus conhecido.


b) Através do Espírito de Deus. 1 Coríntios (2: 11)
Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus.Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.

R: Somente o Espírito Santo pode revelar as verdades de Deus. Sozinhos, jamais poderemos descobrir os benefícios da morte de Cristo.



c) Através da Palavra de Deus.  Salmos (119: 97-100)
Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro. Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo. Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos. Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos.

R: A meditação sobre a lei de Deus (Palavra de Deus) produz o tipo mais nobre de sabedoria, nos torna mais sábio que os meus inimigos (doutrinas falsas, satanás, todo tipo de engano e tudo o que nos afasta de Deus)
Mestre: Professores meramente humanos.
Anciões: Homens de idade, ensinados pela experiência.

3) Qual deve ser nossa atitude depois que conhecemos mais a sabedoria de Deus?

Salmos (131:1-3) Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim. De fato, acalmei e tranqüilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre!

R: Aprendemos três aplicações que devemos ter e fazer, depois que conhecemos mais da sabedoria de Deus.

1 – Declaração de Humildade como o Salmista;

2 – Retratar nossa Fé como o Salmista;

3 – Clamar por esperança como o Salmista.




Referencias Bibliográficas.

FRANCE, R.T. Comentário Bíblico. Vida Nova. São Paulo, SP. 2° edição, 2012.

RANDMACHER, EARL D. O Novo Comentário Bíblico. Central Gospel. Rio de Janeiro, RJ. 2° edição, 2010.

KENNETH, I.I Bíblia de Estudo NVI. Vida Nova. São Paulo, SP. 2000.

BALACIN, MARTINS. Bíblia de Jerusalém. Paulus. São Paulo, SP.

WASHER, PAUL. O Único Deus Verdadeiro. Granted Ministries. USA, 2009.


Autor: José Eduardo Purcino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário