domingo, 6 de janeiro de 2013

NÃO SE DEVE AMAR O MUNDO


1 João 2:15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

No capitulo anterior João reafirma seus laços espirituais com veemência, agora o apostolo alerta os leitores a respeito dos perigos que rodeiam os cristãos, apesar de seu estágio na caminhada em Cristo. Amar o mundo nega o amor por nosso santo Deus e identifica-nos com um sistema fadado à condenação.

Não ameis o mundo”, ele diz, e alguns enxergam uma contradição aqui com “Deus amou o mundo de tal maneira” (Jo 3.16). Mas o texto do evangelho fala do amor de Deus por todas as pessoas, enquanto este na carta está direcionado a idéia de colocar o coração no que é mundano. João destaca dois pontos:

O amor pelo mundo nesse sentido é incompatível com amor pelo Pai (Tg 4.4), e ;

O mundo e tudo que esta nele são temporários.

1 João 2:16 - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

João  então começa a alerta os leitores a respeito dos perigos que rodeiam os cristãos.

A concupiscência da carne aponta para a satisfação dos desejos carnais, por prazeres pecaminosos.

A concupiscência dos olhosé o forte desejo por aquilo que se vê, pela forma exterior das coisas; é o desejo pelo superficial, a ambição ou ao materialismo.

A soberba da vidaé a arrogância o orgulho que a pessoa sente de sua situação no mundo é os apegos às coisas mundanas.

Compare essas três coisas com a três coisas que levaram Eva a desobedecer a Deus.

Gênesis 3:6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela

O versículo nos mostra “era boa para se comer [...] agradável aos olhos [...] para dar entendimento”, três aspectos da tentação que levou Eva a desobedecer a Deus, e com a concupiscência que João nos mostra o da carne, dos olhos e a soberba da vida.

O mundo é caracterizado por essas três concupiscências, uma lista de tentações que podem atrair todos os cristãos e levá-los para longe do Deus amoroso.

1 João 2:17 - E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

João ressalta “e o mundo passa. É uma tragédia investirmos nossos recursos no que não há de durar.

Em contraste com isso “mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”, João frisa que não fazer a vontade do mundo com suas concupiscências, mas fazer a vontade de Deus, ou seja, viver em obediência é uma parte importante da vida eterna.



Referencias Bibliográficas.

FRANCE, R.T. Comentário Bíblico. Vida Nova. São Paulo, SP. 2° edição, 2012.

RANDMACHER, EARL D. O Novo Comentário Bíblico. Central Gospel. Rio de Janeiro, RJ. 2° edição, 2010.

KENNETH, I.I Bíblia de Estudo NVI. Vida Nova. São Paulo, SP. 2000.

ORLANDO BOYER. Pequena Enciclopédia Bíblica. Vida. São Paulo, SP. 2° edição, 2006.



Autor: José Eduardo

2 comentários: